![]() |
Bisected triangle, Interior curve, vidro espelhado e aço inoxidável, 220 x 713 x 504 cm, 2002 |
Nascido em Urbana, Estados Unidos, no dia 30 de março de 1942, Dan Graham é um grande nome da arte contemporânea, praticante da arte conceitual, crítico de arte e teórico. Mudou-se para Nova York em 1964, abriu a Galeria de Daniels John, onde exibia peças de artistas minimalistas como Carl André, Sol LeWitt, Donald Judd, Robert Smithson e Dan Flavin, trabalhando lá até 1965, quando ele começou a criar suas próprias peças conceituais, começando então sua carreira.
Sua primeira exibição solo, foi nessa mesma galeria em 1969. Outra exposição importante apresentando Graham foi público/privado, uma exposição que viajou para quatro locais diferentes. A exibição, que incluiu seus pavilhões, fotografias arquitectónicas, performances e instalações de vídeo, teve sua inauguração em 1994 na "Moore College of Art and Design".
Nos últimos trinta anos, Dan Graham revelou-se um arista abrangente. Os talentos de Graham variam desde a fotografia, filmes, vídeos, performances, modelos arquitetônicos e estruturas de vidro e espelhos (entre elas a "Bissected triangle" encontrada em Inhotim), que estabelecem um jogo entre interior e exterior. " São uma espécie de vazio presente, reflexo e translucidez do observador. Olhamos para o objeto, estamos a olhar para nós e para o que está a nossa volta, estamos a olhar para quem está do outro lado e para quem está dentro, fora e no meio. Podemos entrar e brincar lá dentro, nunca sabemos se estamos dentro ou fora." Ele foca a relação entre o observador e suas obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário